Resultante de uma candidatura ao INTERREG IIB – REVER-MED e envolvendo a experiência acumulada de inúmeros parceiros de Portugal, Espanha, França e Itália, o projecto, coordenado pela CCDR-Algarve, é desenvolvido em parceria com o Parque Natural da Ria Formosa e a Grande Área Metropolitana do Algarve (AMAL).

A Eco-Via procura articular percursos de natureza, localizados em áreas protegidas, com troços de circulação restrita e condicionada, por forma a permitir um conjunto de usos diferenciados que vão do lazer e turismo às deslocações pendulares no território. O processo, que envolveu um número muito alargado de entidades públicas regionais e nacionais e promotores privados com intervenção na área do projecto, encontra-se agora em condições de concretização. Na realidade, a recente aprovação da candidatura da AMAL ao INTERREG IIIA, para realização da obra, surge no momento em que a CCDR Algarve tem em fase de adjudicação a elaboração dos cadernos de encargos que vão orientar os concursos de concepção/execução das diferentes componentes da via, nomeadamente, sinalização de todo o percurso, travessias das linhas de água, acondicionamento e eventual reconfiguração de plataformas e programação de áreas de sombra e de descanso.

Envolvendo os doze concelhos litorais numa extensão de cerca de 210Km, a Eco-Via vai ligar o Algarve à rede Europeia através de Espanha (Via Verde del Litoral entre Ayamonte e Gibralion e Via Verde del Guadiana entre Porto de La Laja y Mina La Isabel).

O projecto preocupou-se desde o início com a articulação entre módulos de transporte (nomeadamente com a REFER, equacionado-se pontos de recepção nas estações ferroviárias) e numa segunda fase deverá articular-se com percursos desenvolvidos em meio urbano, de forma a permitir aos utentes da via usufruir em segurança dos valores culturais, turísticos, ambientais e paisagísticos existentes.

A Fase I deste projecto prevê a conclusão da Via do Litoral até finais de 2006, tendo sido identificadas outras possíveis intervenções, nomeadamente: Via do Guadiana, com ligação às Vias Verdes do Alentejo e da Andaluzia; a Via da Costa Vicentina, a articular com as vias a desenvolver no Sudoeste Alentejano; e a Via Interior, ligando Aljezur a Alcoutim, num percurso longitudinal ao longo do interior do Algarve (cf. mapa em anexo).

Tendo por base a estratégia de valorização territorial adoptada pela região do Algarve, a existência de infra-estruturas desta natureza, complementares à actividade turística, nomeadamente associadas à cultura, ao desporto, ao lazer e ao ambiente, contribui de forma decisiva para a desejável diversificação dos produtos turísticos e para a redução da sazonalidade da região.

Nota: Dos 210 km da Eco-via, o INTERREG financia 113 km, a que correspondem 850 mil euros de investimento. O valor global desta obra ascende a 1,133 milhões de euros.
2004-07-29