Apresenta-se o Programa Base do Estudo e Viabilidade do Traçado do Sistema de Transporte Público em canal dedicado e segregado (TPSP), do Tipo Metro-Bus, entre Olhão-Faro-Aeroporto-Universidade do Algarve-Parque das Cidades-Loulé, e respetivos anexos, elaborados no âmbito do contrato n.º3/2024, com a TIS, Transportes, Inovação e Sistemas.
Os estudos têm sequência em projeto submetido ao Programa ALGARVE2030, no âmbito do Aviso “Metro ligeiro/BRT Algarve Central – Estudos preparatórios” com o código ALGARVE-2024-28, deliberação da CIC 10/2024/PL de 28 de março de 2024, dirigido à CCDR Algarve I.P. em articulação com AMAL -Autoridade Regional de Transportes -, que o têm desenvolvido com os Municípios de Faro, Olhão e Loulé, a Universidade do Algarve, o Turismo do Algarve (RTA) e o Aeroporto Internacional Gago Coutinho, Faro.
Com uma extensão aproximada de 37,6 km, enquadra-se o projeto no objetivo específico “RSO2.8 - Promover a mobilidade urbana multimodal sustentável, como um projeto estruturante para a transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono”, do Programa Regional do Algarve 2030, aprovado pela Comissão Europeia. A estimativa de custos da empreitada geral de construção do traçado base é de 203,1M€, com um preço médio de 5,4M€/Km.
Considerando o período de programação do Portugal 2030 admite-se o faseamento do investimento e das intervenções. A CCDR Algarve, desenvolveu estes trabalhos preparatórios no contexto da sua Missão (cf. alínea b) artigo 3º do Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio) de planeamento e execução de políticas de desenvolvimento regional nos domínios do ambiente e cidades.
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