O Foral visa modernizar a Administração Local, aumentando o nível de qualificação dos seus recursos humanos e deverá abranger cerca de 75% dos funcionários e agentes da Administração Local, até 2006. A concretização e financiamento na região assenta em medidas apoiadas pelo Programa Operacional do Algarve.

No momento em que nos encontramos a meio do III Quadro Comunitário de Apoio (QCA) e decorre a fase final do processo de avaliação intercalar do Proalgarve foi decidido dar um novo impulso ao Foral, consubstanciado no alargamento da base de destinatários do programa. Assim para além dos funcionários e agentes da Administração Local serão também destinatários finais de formação os eleitos das Juntas de Freguesia e técnicos candidatos a integrarem os quadros da Administração Local que irão constituir uma reserva de recrutamento.

Pretende-se que um «núcleo duro» constituído pela CCDR, AMAL, Anafre, Associações Empresariais, Associações de Base Local, Sindicatos e Universidades passem a desenvolver uma acção concertada entre si e com as Câmaras Municipais destinatárias, de forma a alargar a abrangência da oferta e a eficácia do investimento.

Até meados de Dezembro os parceiros elaborarão um documento estratégico com novas linhas orientadoras, visando o aumento da participação no Programa Foral.
2003-11-24