A Presidente da CE na Declaração que proferiu há dois dias atrás afirma: "O Conselho Europeu encarregou o Eurogrupo de apresentar propostas nas próximas semanas. A Comissão Europeia participará nestes debates e está pronta a prestar assistência, caso tenha o apoio do Eurogrupo. Tal é necessário, uma vez que a margem de manobra orçamental para os novos instrumentos é limitada, uma vez que estamos no último ano do Quadro Financeiro Plurianual. Paralelamente, a Comissão está a trabalhar em propostas para a fase de recuperação no âmbito dos Tratados em vigor".
COVID19: Onde encontrar informação fiável?
Sofia Alves pede a este propósito "que as pessoas se mantenham informadas, que não sucumbam à tentação das notícias falsas que por aí circulam e que visam semear a discórdia e a desconfiança. Mais do que nunca, agora é tempo de união, solidariedade e partilha de confiança. Só assim conseguiremos vencer e sair mais fortes desta crise." Convida assim todos a visitar o sítio Web e as contas da Representação da Comissão Europeia em Portugal nas redes sociais e o Portal já em português, sobre a resposta da UE ao surto de coronavírus. O Europe Direct Algarve atualiza também regularmente a o seu sítio web e contas de Facebook, Twiter e Instagram e publicou a 23 de março uma Newsletter COVID19.
COVID19: como podemos #Fazeranossaparte?
A Iniciativa de Cidadania Europeia é uma forma única de contribuir para a definição das políticas da União Europeia pedindo à Comissão Europeia que proponha novas leis. Assim que uma iniciativa atinge um milhão de assinaturas, a Comissão decide das ações a tomar. Como cidadãos somos chamados a #Fazeranossaparte. PARTICIPE!
Sofia Colares Alves no Postal do Algarve
Este mês na rubrica do Europe Direct Algarve no Postal do Algarve a Representante da Comissão Europeia em Portugal escreve "Vivemos tempos difíceis e de grande incerteza. Mas uma coisa é certa: na União Europeia partilhamos um espaço comum, económica e socialmente muito interdependente e, tal como numa família que partilha uma casa comum e se vê face a um inimigo invisível, a melhor maneira de contra-atacar é dando uma resposta comum e não agir cada um por si, à laia do «salve-se quem puder». Todos unidos contra a COVID-19 tem de ser a palavra de ordem na União Europeia. Todos unidos para protegermos a saúde dos nossos cidadãos e da nossa economia. Ler todo o artigo aqui