A Dieta Mediterrânica, cuja comunidade representativa de Portugal é Tavira, é um património vivo de todo o país, em sintonia com as Convenções da UNESCO e com relevância crescente nacional e internacional. É investigada e estudada pelas diversas ciências, sendo um legado das civilizações que originaram a nossa identidade cultural, língua e formas de viver, produzir e alimentar, essenciais à valorização e ao fortalecimento das economias regionais.
A comunidade LIXARTE lançou a II edição do concurso de fotografia, com o objetivo de alertar para as necessárias alterações nos hábitos das populações e promover a proteção dos Oceanos.
Cada concorrente tem até 8 de junho para apresentar até 10 fotografias originais (a preto e branco ou cores), representando a Praia Suja e a Praia Limpa e habitar-se a ganhar prémios da ETIC, FNAC e Scianea.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., junta-se às comemorações do Dia Mundial da Conservação da Natureza e pretende lembrar neste dia a importância dos valores naturais e da biodiversidade na região do Algarve, salientando a riqueza dos seus ecossistemas como fator diferenciador do território regional e nacional.
Por designação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de 1988, todos os anos no dia 28 de julho celebra-se o Dia Mundial da Conservação da Natureza.
Algarve to the World (A2W) é o nome da equipa algarvia participante no Hackathon EUvsVirus, que envolveu 3.200 equipas e 17.000 cidadãos - 678 dos quais portugueses, da comunidade europeia de inovadores, start-ups, fabricantes, comerciantes e compradores públicos e privados e cidadãos comuns.
Durante os últimos três dias, a equipa Algarvia contribui na busca de soluções para os problemas levantados pelo Covid-19, desenvolvendo uma solução tecnológica dentro do domínio da Coesão Política e Social, na linha do "Desenvolvimento de economias orientadas para as pessoas".
A Cimeira do Clima acaba em Nova Iorque deixando no ar novas promessas. António Guterres, Secretário-Geral da ONU ao convocar a Cimeira referiu que o mundo está hoje “em sérios apuros com a “alteração climática” e que esta é uma “questão de vida ou de morte” (do planeta e portanto da espécie humana). A União Europeia está ela própria também seriamente comprometida no cumprimento dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Presidência Finlandesa escolheu a divisa: “Uma Europa sustentável, um futuro sustentável” para o mandato que cumpre até 31 de dezembro.