Notícias

Comissão da Seca Específica para o Algarve reúne em Silves

No dia 9 de Setembro reuniu, nas instalações do INAG no Enxerim (Silves), a Comissão da Seca Específica para o Algarve.

Esta Comissão Específica foi criada no âmbito da Comissão para a Seca 2005, a nível nacional, na sua última reunião, efectuada no dia 6 de Setembro passado.

Na reunião da Comissão Específica estiveram presentes os presidentes do INAG, CCDR Algarve, Grande Área Metropolitana (AMAL), Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica (IDRHa), Águas de Portugal, o Administrador Delegado da Águas do Algarve, o Director Regional de Agricultura do Algarve e o Representante do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil.

Dos trabalhos constou a análise de diversas questões respeitantes à seca na região e, em particular, das medidas a curto e a médio prazo a tomar, tendo em vista prevenir os efeitos de um eventual prolongamento da situação de seca, durante o ano 2006.

Nas acções de curto prazo incluem-se a avaliação das disponibilidades e necessidades de água para os próximos meses; as medidas de recurso para garantir as utilizações prioritárias; e a execução dos planos de reforço da redução dos consumos na agricultura, no abastecimento urbano e nas actividades associadas ao turismo.

Muito em breve proceder-se-á a uma apresentação pública de outras acções destinadas a garantir a satisfação das necessidades a médio e longo prazo. Observa-se, quanto a estas últimas, que o INAG vai adjudicar os estudos de viabilidade respectivos.