Fruto de uma empenhada participação das aldeias envolvidas (Alferce, Budens, Cacela-Velha, Cachopo, Carrapateira, Estoi, Odeleite, Paderne Querença, São Marcos da Serra e Vaqueiros), a qualidade patenteada pelos Presépios a concurso excedeu todas as expectativas.

O primeiro prémio foi atribuído á aldeia de Cachopo que apresentou um presépio tradicional inspirado nas genuínas casas de xisto da aldeia, com recurso á utlização de materiais e técnicas artesanais. O segundo lugar foi para Vaqueiros e em terceiro, ficou classificada a aldeia de Estoi.

O desafio lançado às Aldeias concorrentes pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve era o de recuperarem o simbolismo do presépio público enquanto espaço de convivência das populações, estimulando a sua criatividade e recuperando a memória das tradições populares.

A cerimónia contou com a presença do Vice-presidente da CCDR Algarve, Álvaro Viegas, do presidente da RTA, do presidente da AMAL, do Governador Civil, do Bispado e dos presidentes das Juntas de Freguesia concorrentes.

Álvaro Viegas referiu que integrado na estratégia de promoção do Algarve Interior (Áreas de Baixa Densidade), projecto financiado pelo PROALGARVE, a CCDR Algarve está já a preparar outra iniciativa designada "Algarve Florido", a implementar em parceria, já nesta primavera.

www.ccr-alg.pt/presepios
2004-01-12