Inscreveram-se na acção, cerca de 70 participantes, entre arquitectos, engenheiros, construtores civis, mestres de obras e pedreiros.

Com esta oficina pretende-se, a partir da identificação dos principais materiais e técnicas tradicionais de construção característicos da região nordeste da serra algarvia e respectiva aplicação, proporcionar a sua experimentação e aplicação prática em contexto de obra simulada, considerando para o efeito que a melhor forma de promover o seu conhecimento e uso é, mais do que "mil palavras", aprender a "mexer nas coisas".

A Oficina será composta por dois módulos: um teórico, a decorrer no primeiro dia do evento e que contará com várias comunicações apresentadas por técnicos do GTAA Sotavento e especialistas convidados; e um prático, que ocupará os restantes quatro dias, durante o qual os participantes terão oportunidade de experimentar o uso e aplicação práticas desses materiais e técnicas, sob orientação de um técnico profissional habilitado e vários artífices locais.

Recorde-se que no decorrer do Programa de Revitalização das Aldeias do Algarve, foram realizadas múltiplas intervenções de qualificação e formação de pessoas, de animação (Aldeias em Flor, Festa dos Presépios, Receitas tradicionais) e outras mais pesadas, no âmbito da renovação urbana – reformulação da iluminação pública, de redes de baixa tensão, de saneamento básico, pavimentação etc.

Para além de Cachopo, este projecto de dinamização do interior algarvio abrangeu as Aldeias da Carrapateira, Budens, Caldas de Monchique, S. Marcos da Serra, Querença, Estoi, Vaqueiros, Paderne e Odeleite, sendo uma das últimas, a requalificação da Fábrica em Cacela Velha, inaugurada pelo Ministro do Ambiente no passado Verão.
2007-11-23