Notícias

Apresentado o Relatório Anual da Mobilidade e Transportes 2015 da Região do Algarve

A fim de complementar as análises elaboradas nos Boletins Trimestrais de Conjuntura – Mobilidade e Transportes, está já disponibilizado o Relatório Anual – Mobilidade e Transportes 2015, que permite uma abordagem mais abrangente e integrada das dinâmicas respeitantes aos fluxos e tráfegos regionais. A análise, sumária, das variações observadas relativamente aos anos anteriores poderá facultar novas leituras e proporcionar um melhor enquadramento sobre alterações conjunturais ou estruturais no plano da mobilidade e dos transportes na Região do Algarve.

Em termos gerais, destacam-se sobretudo os fortes aumentos para os valores respeitantes aos indicadores do modo aéreo, a recuperação consolidada dos tráfegos nos eixos rodoviários portajados (embora não estejam ainda alcançados os níveis de 2011) e a franca recuperação dos valores observados no transporte ferroviário de passageiros tanto no sistema regional como, particularmente, no serviço de longo curso.

Relativamente ao relatório do ano anterior releva-se, para além naturalmente do comportamento e evolução dos principais indicadores, a supressão temporária de alguns postos de contagem de tráfego. No entanto, a rede regional de postos de contagem da Infraestruturas de Portugal, por força sobretudo da conclusão de algumas das variantes da EN125, tem vindo a ser recuperada e alargada pelo que, em futuros relatórios, irá ser disponibilizado um maior volume de informação. Desta forma, procurar-se-á, tal como nos relatórios dos anos anteriores, consubstanciar e consolidar o acervo de informação recolhida, assim como alargar e diversificar a base posta à disposição das entidades, dos agentes regionais e do público em geral.

Para consultar o Relatório aceda aqui.