Notícias

Análise da situação de seca no Sotavento Algarvio

Realizou-se na passada sexta-feira dia 5 de Agosto nas instalações da CCDR Algarve, uma reunião para análise da situação do Sotavento Algarvio, face à seca que a região do Algarve atravessa, em que participaram o INAG, CCDR-Algarve, Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica (IDRHa), Direcção Regional de Agricultura, Águas de Portugal, Águas do Algarve, Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento do Algarve, Grande Área Metropolitana do Algarve (AMAL) e a Associação de Regantes do Sotavento Algarvio.

Os presentes consideraram positivos os resultados já obtidos em termos de poupança de água, por parte do abastecimento público e por parte dos regantes.

Constata-se agora uma redução considerável dos consumos de 2005, comparados com 2004. É de realçar a colaboração da população, das empresas, das autarquias e dos regantes. Nos primeiros meses de 2005 a tendência era para o aumento de consumo, no entanto em Junho e Julho verificaram-se reduções substanciais, da ordem global de 15%.

Entretanto, verifica-se que a situação exige, cada vez mais, medidas de grande rigor, no respeitante à utilização de água.

Neste termos, concluí-se pela necessidade de manter e até intensificar os esforços de poupança, para garantir os usos prioritários da água e prevenir a eventualidade do próximo ano hidrológico ser desfavorável e as precipitações se iniciarem tardiamente.