A preocupação de optimizar a afectação de financiamentos é tanto mais relevante quanto o Algarve está em risco de sair do Objectivo Objectivo 1, facto que, ainda que seja por via do efeito estatístico do alargamento, determinará inquestionavelmente uma redução nos apoios estruturais disponíveis para o futuro período de programação.

A articulação de trabalhos entre a CCDR Algarve e a AMAL com vista à tomada de posições em assuntos de importância estratégica para a região, é prática comum, como é o caso da revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território PROT, cuja proposta técnica está praticamente concluída.

Após a assinatura deste acordo, decorreu a entrega dos cadernos de encargos às 12 autarquias envolvidas na Eco-VIA do Algarve, uma parceria entre a CCDR Algarve, Grande Área Metropolitana do Algarve e o Parque Natural da Ria Formosa, que marca o arranque operacional das obras.

A Eco-Via do Algarve está integrada na rede europeia de Vias Verdes e permitirá um percurso contínuo entre Vila Real de Stº. António e Sagres (Vila do Bispo), numa extensão de cerca de 210 Km. O investimento é na ordem dos três milhões de euros, co-financiados pelo PIPITAL, PROAlgarve e INTERREG. A obra será concluída antes do final de 2006.
2005-03-09