Notícias

Algarve leva Exposição Pintar a Europa a Lisboa

O Centro Europe Direct Algarve sediado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Jornal do Baixo Guadiana, a Eurocidade do Guadiana e o Município de Alcoutim cederam a exposição “Pintar a Europa” ao Espaço Europa em Lisboa onde pode ser visitada até 23 de novembro. Mais de 50 telas, um olhar dos cidadãos e artistas, portugueses e espanhóis, sobre a Europa que a arquiteta Sofia Senos em colaboração com a equipa do Espaço Europa expõe com dedo artístico.

Na inauguração no dia 30 de outubro estiveram presentes e intervieram, para além da Clotilde Pestana do CIEJD/Espaço Europa que enalteceu a iniciativa, a fazer já ponte para o Ano Europeu do Património Cultural, representantes da Representação da Comissão Europeia em Lisboa, o vice - presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes, pintor Jaime Silva e o Centro Europe Direct Algarve em representação dos promotores. Foram lidos poemas pelo ator Júlio Martin:  “O dos Castelos” de Fernando Pessoa e “Alguns Poemas Ibéricos” de Miguel Torga.

Esta exposição, verdadeira ponte transfronteiriça, iniciou a sua construção em 2016 no âmbito da campanha 30 anos 30 iniciativas aquando da celebração da entrada de Portugal e de Espanha na União Europeia. A exposição continuará a sua itinerância em Lisboa, após o 23 de novembro na Sociedade Nacional de Belas Artes SNBA e Caleidoscópio.

#EspaçoEuropa #30anos30iniciativas #UE60