Notícias

1ª Festa da Gastronomia das Aldeias do Algarve

Depois das visitas realizadas pelo Júri durante o mês de Julho a todas as aldeias participantes neste Concurso de Receitas Típicas, aguarda-se agora a decisão final sobre as melhores receitas.

Durante todo o mês de Agosto as receitas típicas e tradicionais da região algarvia, que foram previamente recolhidas e seleccionadas pelos seus habitantes, podem ser saboreadas nos restaurantes locais pelos amantes da boa gastronomia que visitem cada uma das aldeias.

Desta forma, os visitantes que se desloquem a qualquer das oito aldeias estarão a colaborar neste projecto e a contribuir para a recuperação da tradição milenar da cozinha mediterrânica.

Simultaneamente os residentes podem mostrar os seus sabores e saberes gastronómicos que contribuem para atrair à sua aldeia um maior número de visitantes e valorizar um turismo gastronómico de qualidade.

Este é mais um projecto promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve no âmbito do PROALGARVE, juntamente com a AMAL e a RTA, e dinamizado pelas Autarquias, Associações Locais e População em geral.

VISITE OS RESTAURANTES LOCAIS E PARTICIPE NESTA FESTA DAS ALDEIAS

ALGOZ (QUINTA DA RIBEIRA – RIBALTA)
BUDENS (RESTAURANTE PORTELA)
CACHOPO (RESTAURANTE RETIRO DOS CAÇADORES)
ESTOI (RESTAURANTE O MILRÉU)
MONCHIQUE (RESTAURANTES A CHARRETE E O JARDIM DAS OLIVEIRAS)
ODELEITE (RESTAURANTE CAFÉ MERCA)
QUERENÇA (RESTAURANTE O MOINHO DA TICASINHA)
VAQUEIROS (CONTACTAR JUNTA DE FREGUESIA LOCAL)

A cerimónia de entrega de prémios para as melhores receitas (entradas, sopas, pratos principais e sobremesas típicas) vai decorrer durante a 1ª Feira da Dieta Mediterrânica, uma iniciativa que se destina a promover os produtos e a gastronomia do Algarve e cujas datas serão em breve confirmadas.

O projecto contará ainda com a edição de um livro que incluirá todas as receitas recolhidas pelas populações locais, bem como com um documentário final que será o registo fiel de todo o Concurso.

Nos Postos de Turismo, Unidades Hoteleiras e nas Autarquias Locais, vão estar disponíveis folhetos informativos que ajudarão os apreciadores da gastronomia mediterrânica no périplo dos sabores genuínos destas emblemáticas aldeias algarvias.

Última modificação: 
Sexta, 25 Outubro 2013