As novas infra-estruturas permitirão incrementar os níveis de segurança e, consequentemente, dar uma melhor resposta à crescente procura do tráfego aéreo, com a implementação de procedimentos automáticos de aproximação e aterragem.
O projecto está localizado em territórios da freguesia do Montenegro e parte na freguesia de Almancil, e as diversas empreitadas, deverão decorrer entre Abril de 2009 e Julho de 2012.
Prevê-se a melhoria das condições de segurança na aproximação e aterragem de aeronaves na Pista 10 com infra-estruturas para ILS (Instrument Landing System – Sistema de Aterragem por Instrumentos), com uma terraplenagem na envolvente da cabeceira da pista 10 e o reperfilamento do limite sul do Aeroporto de Faro (AFR). Intervenção já realizada, há anos, na pista 28, a mais utilizada. Quanto à Linha de Aproximação da Pista 10, o projecto prevê a colocação de luzes com um espaçamento definido no alinhamento da pista que permitirá um alinhamento, mais cedo, das aeronaves relativamente à mesma.
Constam ainda do projecto a ampliação das plataformas de estacionamento de aeronaves, permitindo gerir melhor os compassos de espera e os voos no AFR, a construção de caminhos de circulação de aeronaves e de duas Saídas Rápidas de Pista, a ampliação e remodelação da aerogare, tornando-a mais moderna e capaz de prestar um mais elevado nível de serviço aos passageiros, com mais espaços de consumo e lazer.
A iniciativa ambiciona melhorar o processamento dos cerca de 6,7 milhões de passageiros previstos para o ano 2011 e os 8,5 milhões esperados para o ano 2020, com uma capacidade de resposta para 30 aeronaves por hora.
O Estudo de Impacte Ambiental e Resumo Não Técnico encontram-se disponíveis na Agência Portuguesa do Ambiente, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, nas Câmaras Municipais de Faro e Loulé. Para mais informações consulte www.apambiente.pt , ou visite a área das Consultas Públicas no lado direito do site da CCDR Algarve.
O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações é a entidade licenciadora e a ANA – Aeroportos de Portugal, S.A. a empresa executora da obra.