Juncker é um visionário e as ideias que transmitiu neste discurso são um pontapé de saída para uma nova Europa, algumas das quais correspondem aquilo que Portugal tem vindo a reivindicar. Estas são três conclusões que ficaram do debate organizado pelo Expresso a propósito da intervenção sobre o estado da União e que reuniu uma política, Regina Bastos, uma investigadora, Marina Costa Lobo e a representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Alves.
"Jean-Claude Juncker é um homem experiente que tem sido sempre um visionário", afirmou Sofia Alves, chefe da representante da Comissão em Portugal. "É um homem de visão, que soube ser resiliente, às vezes perdeu a paciência e diz verdades inconvenientes, outras baixou a cabeça, mas manteve sempre o seu caminho", afirma a portuguesa que lidera a representação da comissão. "Ele tem-nos mostrado que tem uma estratégia e qual é o caminho para o futuro da Europa. Este discurso é mais uma prova disso", afirma.
O discurso sobre o estado da União do presidente da Comissão foi uma intervenção otimista, que devolve um sentido de futuro à Europa, a partir da visão de um homem que assume "amar" a Europa. Para Portugal, foi bom.
+ info
http://expresso.sapo.pt/politica/2017-09-13-Juncker-trouxe-boas-noticias-para-Portugal