Decorre em Molina (Málaga), de 26 de junho a 30 de junho, o I Encontro Ibero-Insular de Informadores Juvenis que conta com a participação de 200 jovens dos 14 aos 25 anos, 30 dos quais são portugueses. A comitiva portuguesa é coordenada pelo IPDJ. Estarão igualmente presentes técnicos, formadores e monitores, representantes do Instituto da Juventude de Espanha (INJUVE) e da Agência Europeia de Informação e Aconselhamento para Jovens (ERYICA).
O evento integra a campanha “Democracia Aqui, Democracia Agora” do Conselho da Europa, e realiza-se no âmbito do Ano Europeu da Juventude, que em2022 coloca o foco na importância da juventude europeia na construção de um futuro mais ecológico, inclusivo e digital.
Estes 200 jovens são informadores/as juvenis, ou seja, jovens que, voluntariamente, divulgam informação fiável e de qualidade em centros educacionais, centros de informação, associações juvenis, locais de lazer e recreação, etc. Intervêm como intermediários entre serviços de informação e os para jovens, recolhendo suas preocupações e preferências e facultam-lhes informações de interesse sobre ofertas de emprego, bolsas de estudo, cursos, concursos, cidadania digital, etc.
O principal objetivo da iniciativa é facilitar a jovens de diferentes partes de Espanha e Portugal espaço para partilharem experiências relacionadas com seu trabalho como facilitadores e para criar e fortalecer laços pessoais. Além disso, espera-se que sejam capazes de propor boas práticas de intervenção, projetar campanhas informativas que alcancem todos os setores da juventude e que estejam ativamente envolvidos nas políticas de juventude.
O evento pode ser seguido nas redes sociais do IPDJ.