No âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a EAPN-Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza) organiza, com vários parceiros locais, mais de 130 atividades diversas por todo o país entre os dias 17 e 24 de outubro. O objetivo é mobilizar a sociedade portuguesa, sensibilizando-a para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social, enquanto violações de Direitos Humanos, e apelar à sua participação e ao ativismo.
As “Andalusíadas Jovens – Encontro Transfronteiriço de Jovens Alentejo / Algarve/ Andaluzia” é uma das atividades contempladas no programa nacional da EAPN-Portugal evão refletir sobre o Pilar Social da U.E.. As Andalusiadas Jovens realizar-se-ão entre La Rabida e Castro Marim, nos dias 21 e 22 de outubro, sendo a iniciativa do Conselho Andaluz do Movimento Europeu, com o apoio do Secretariado Geral de Ação Externa do Governo Regional Andaluz, da CCDR Algarve, da CCDR Alentejo, da Euroregião AAA, da Eurocidade do Guadiana, Europe Direct do Algarve, Alentejo Central e Litoral e Huelva.
AS Andalusíadas Jovens tem como público-alvo jovens entre os 18 e os 35 anos dos mais diversos backgrounds desde que sejam naturais, vivam ou estudem no território da Euroregião AAA. Nas mesas de trabalho transfronteiriças os jovens portugueses e espanhóis vão interagir com políticos e empresários locais dos dois países.
O que faz a União Europeia?
Eurobarómetro. O Futuro da Europa: saúde, pobreza e clima como prioridades (acegis.com)