A Comissão publicou ontem orientações, destinadas a professores e educadores das escolas primárias e secundárias, sobre o combate à desinformação e a promoção da literacia digital nas suas salas de aula. As orientações proporcionam apoio prático aos professores e educadores e incluem definições de conceitos técnicos, exercícios a executar na sala de aula e recomendações para incentivar hábitos em linha saudáveis. Este conjunto de ferramentas cobre três temas principais: desenvolver competências de literacia digital, combater a desinformação e analisar e avaliar a literacia digital.
Atualmente, na Europa, quando testados diretamente, um em cada três alunos de 13 anos de idade revelaram não possuir competências digitais básicas e, de acordo com a OCDE, apenas pouco mais de metade dos jovens de 15 anos na UE declararam ter sido ensinados a detetar se a informação é subjetiva ou tendenciosa. Portanto, é claramente necessário reforçar o papel da educação e da formação no combate à desinformação e na promoção da literacia digital e da literacia mediática. Tal aumentará a resiliência e a possibilidade de combater mais eficazmente o impacto da desinformação em linha. Mais informação aqui.