Nas passada semana, a Comissão lançou oficialmente a Aliança para a Aviação com Emissões Zero e apelou aos membros da comunidade aeronáutica para que unam esforços na preparação para o advento de aeronaves com emissões nulas. A Aliança para a Aviação com Emissões Zero visa preparar o ecossistema da aviação para a entrada em serviço de aeronaves a hidrogénio e de aeronaves elétricas, assegurando assim que o transporte aéreo contribui para o objetivo de neutralidade climática da Europa para 2050.
Nas próximas duas décadas, prevê-se a colocação no mercado de mais de 44 mil aeronaves novas. O volume do mercado potencial das aeronaves sem emissões foi estimado em 26 mil até 2050, num valor total de 5 biliões de EUR.
Em última instância, a Aliança cumprirá o compromisso de alinhar o setor da aviação com a ambição, os objetivos e outras políticas conexas da UE em matéria de clima. A dimensão internacional do setor é também um elemento importante, uma vez que a luta contra as alterações climáticas é um esforço global.
Mais informações no comunicado de imprensa.