Lançado em 10 de novembro de 2020, o Pacto para as Competências, reúne empresas, trabalhadores, autoridades locais, parceiros sociais, prestadores de formação e serviços de emprego para identificar as competências necessárias e assumir compromissos no sentido de requalificar os trabalhadores, de preferência reunindo esforços numa parceria, dando resposta às necessidades do trabalho, apoiando as transições ecológica e digital e as estratégias de crescimento locais e regionais.

Até à data, aderiram ao Pacto para as Competências 1000 organizações e 12 parcerias de grande escala comprometeram-se a ajudar seis milhões de pessoas a melhorar as suas competências. O membro número mil será oficialmente aceite durante uma sessão especial do Pacto para as Competências no Fórum Europeu para o Emprego e os Direitos Sociais, a realizar a 16 de novembro. O Pacto é um elemento central da Agenda de Competências para a Europa.

De salientar que 2023 foi proclamado  Ano Europeu das Competências, conforme anunciado pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso de 2022 sobre o Estado da União e posterior proposta adotada pela Comissão no passado dia 12 de outubro. Mais informações no comunicado de imprensa.

Notícias
2022-11-11