A CCDR Algarve foi designada, através da Portaria nº 63/2012, de 20 de Março, como entidade de registo de todas as pretensões de adesão ao projeto, tendo efetuado o seu registo várias entidades, ente associações locais, ONG’s e municípios, que se propuseram recolher resíduos que foram indevidamente abandonados junto de estradas, nas matas, nas margens de linhas de água e em áreas urbanas.
Todos os resíduos recolhidos no dia 24 de Março, foram entregues em veículos dos municípios aderentes, Albufeira, Castro Marim, Faro, Loulé, Monchique, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de St.António, nas instalações da empresa Algar, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA na região: nos aterros em Portimão e no Barranco de Velho e nas estações de transferência de Albufeira, Castro Marim, Faro/Loulé/Olhão, Tavira e Vila do Bispo.
Os principais resíduos recolhidos foram “monstros” (restos de mobília, colchões, eletrodomésticos, madeira, plásticos não embalagem) e resíduos de construção e demolição (RCD) num total de 320,18 ton. Foram recolhidos mais resíduos em Albufeira, Loulé e Faro.
De notar que em 2011 tinham sido recolhidas somente 3,7 ton . O aumento substancial da quantidade dos resíduos foi devido à antecipação da CCDR que previamente transmitiu a informação às Câmaras, ainda antes da divulgação da Portaria.