A CCDR Algarve, no âmbito da EURORREGIÃO Alentejo-Algarve-Andaluzia (EURO-AAA) e através da divisão de Cooperação Transfronteiriça, recebeu nas suas instalações, no passado dia 26 de novembro de 2013, a Missão Empresarial organizada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), composta por um grupo de empresários, técnicos e autarcas da zona transfronteiriça do Brasil, da Argentina e do Paraguai.
A missão do SEBRAE tem como objetivo o desenvolvimento da micro e da pequena empresa, visitar e analisar as experiências de projetos económicos que servem de modelo para as administrações públicas, principalmente no empreendedorismo e experiências de cooperação em zonas de fronteira, neste caso particular, conhecer a experiência de cooperação entre o Alentejo, Algarve e Andaluzia, bem como estabelecer eventuais possibilidades de negócio, de intercâmbio de experiências e boas práticas com empresários do Algarve.
O Presidente da CCDR Algarve e da Euro-AAA, Eng.º David Santos, após breves palavras de boas vindas a todos e apresentação das entidades presentes, deixou uma mensagem de esperança no futuro, pois “o mais importante deste encontro não é o momento presente, mas sim o Futuro, os negócios e as oportunidades que possam surgir.... o Futuro é que importa!”.
O Dr. Jorge Botelho, Presidente da Associação de Municípios do Algarve (AMAL), referiu que a vinda desta Missão ao Algarve no contexto da Eurorregião, a qual o Presidente da CCDR Algarve preside também, é extremamente importante para o Algarve. Estando a CCDR Algarve a exercer a presidência da EURO AAA, estamos assim no sítio certo para se fazer um conjunto de contactos e de alguma forma desenvolver os negócios deste lado do atlântico. O Algarve tem todas as condições para estabelecer parcerias económicas, parcerias culturais ou até outras em função das necessidades apresentadas pela Missão da América latina.
O Diretor superintendente do SEBRAE, Vitor Roberto Tioqueta agradeceu a oportunidade de serem recebidos na CCDR Algarve e de lhes darem a conhecer as experiencias desta cooperação transfronteiriça. Explicou ainda que existe em todos os 27 estados do Brasil, e que faz parte do SEBRAE do Paraná o qual tem 399 municípios. Neste ano de 2013, até novembro, já atenderam 115 mil empresas, tendo como meta em 2014 de atender 125 mil empresas. O SEBRAE tem como objetivo o desenvolvimento da micro e pequena empresa do Brasil, as quais representam cerca de 99% das empresas existentes e 48% dos empregos neste pais, ou seja mais de 1 milhão de pessoas, no Paraná, trabalham nestas micro e pequenas empresas.
No final, Vitor Roberto Tioqueta destacou a importância deste encontro, do facto de terem a oportunidade de conhecer as experiencias das regiões Algarve-Alentejo-Andaluzia, as quais serão de certeza um exemplo fundamental para o trabalho agora iniciado no Brasil.
Um dos responsáveis pelo SEBRAE, Luiz Rolim de Moura, falou sobre o Brasil, Negócios e Oportunidades para as pequenas e médias empresas. Apesar de estar em "crise" o Brasil tem muito para oferecer e, sobretudo, os Estados do sul têm características muito semelhantes às que encontramos na Europa do sul, nomeadamente uma estrutura empresarial. Há estados no Brasil em que não só não existe desemprego como existe défice de emprego e muitas oportunidades de negócio, sobretudo para micro e pequenas empresas.
Os intervenientes do Algarve reforçaram as vantagens competitivas da região no setor turístico e a aposta no crescimento durante os próximos anos, com risco de perder quota mundial, apostando na qualidade e no desenvolvimento em respeito pelo território e pelo ambiente. Espanha é um dos principais clientes, mas também um dos principais concorrentes. O Brasil como origem de turistas para o Algarve foi apontado como um dos mercados que mais cresceu (> 25%) durante o ano passado ocupando o 6º lugar, tendo a TAP desempenhado um papel decisivo.
O Encontro Missão Empresarial contou com a presença de distintas entidades, associações empresariais e empresários de diversos setores, como a Região de Turismo, IAPMEI, Câmara Municipal de Faro, ACRAL, CEAL, ANJE, NERA, entre outros.