A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., junta-se às comemorações do Dia Mundial da Conservação da Natureza e pretende lembrar neste dia a importância dos valores naturais e da biodiversidade na região do Algarve, salientando a riqueza dos seus ecossistemas como fator diferenciador do território regional e nacional.

Por designação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de 1988, todos os anos no dia 28 de julho celebra-se o Dia Mundial da Conservação da Natureza.

Em Portugal, com a publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/98, de 29 de junho, o dia 28 de julho foi designado como o Dia Nacional da Conservação da Natureza, data em que se celebrava o quinquagésimo aniversário da fundação da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a primeira e mais antiga Associação de Defesa do Ambiente da Península Ibérica.

Os desequilíbrios nos ecossistemas, que se têm traduzido na extinção de espécies e na degradação dos habitats e património natural, justificou e mantem-se atualizada a necessidade de comemoração deste dia que pretende ser de reflexão sobre a situação do estado de conservação da natureza no Mundo e a consciencialização de todos para a importância dos valores naturais e da biodiversidade.

O Algarve, quando comparado com outras regiões de Portugal e mesmo com outros países europeus, possui uma grande diversidade de paisagens, um importante património geológico, elevada biodiversidade e diversos endemismos que do ponto de vista biogeográfico e genético o diferenciam. Espécies da flora únicas no Mundo ocorrem no planalto vicentino, outras nas areias ou ainda nas argilas algarvias; espécies com elevado grau de ameaça como o lince-ibérico e o cavalo-marinho são aqui objeto de programas de recuperação; o barrocal, a vegetação dunar e de sapais e as pradarias oceânicas constituem ecossistemas com características únicas; aves migratórias que por aqui passam nas suas rotas utilizam muitos destes sistemas.

O Algarve tem 51,8 % do seu território classificado e em regime florestal, integrado no Sistema Nacional de Áreas Classificadas, sendo que 18,7% está localizado em três Áreas Protegidas de âmbito nacional, 48,5% em 15 Áreas Classificadas como Rede Natura 2000 e 0,7 % em sete Áreas de Gestão Pública, designadas Matas Nacionais e Perímetros Florestais, conforme representado no mapa e no quadro anexos.

Àquele território classificado, de âmbito nacional, acrescem duas áreas protegidas de nível regional: Fonte Benémola e Rocha da Pena, ambas no concelho de Loulé.

Salienta-se ainda que decorrem processos de classificação de âmbito nacional da Área Marinha Protegida da Pedra do Valado, da reserva natural local da Foz do Almargem e Trafal, em Loulé, e do Geoparque Algarvensis, envolvendo os concelhos de Albufeira, Loulé e Silves.

A CCDR Algarve associa-se às comemorações no dia 28 de julho, com o Europe Direct Algarve e a Agência Portuguesa do Ambiente / Administração Regional Hidrográfica (APA/ARH) do Algarve, na realização em Faro de ações de voluntariado e no I concurso de fotografia LIXARTE.

Assim, no âmbito dos Dias na Diocese no Algarve – Programa pré-Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), a APA/ ARH Algarve está a coordenar os parceiros da rede VOLUNTARIADO AMBIENTAL PARA A ÁGUA numa grande ação para cerca de 1000 participantes acolhidos na cidade de Faro.

A ação decorrerá em duas áreas: na Praia de Faro (Rotunda do Caranguejo), de “Remoção de Chorão”, para 400 voluntários jovens, e de “Caça à Beata” em várias zonas da cidade de Faro, para 600 jovens. Estarão envolvidos dezenas de voluntários das organizações parceiras (escolas, associações, entidades públicas e privadas).

O Europe Direct Algarve participará nesta ação com jovens voluntários portugueses e de outras nacionalidades, onde o envolvimento direto dos cidadãos é exemplo a seguir no #Fazeranossaparte para o cumprimento das metas do Pacto Ecológico Europeu.

O I concurso de fotografia LIXARTE, projeto de ARTivismo pelos oceanos, decorre até 31 de julho, encontrando-se mais informação no Facebook do Europe Direct Algarve.

Nota informativa

2023-07-25