O centro de informação Europe Direct Algarve e a rede EURES no Algarve vão estar presentes na 1ª edição da FEEL de Lagoa e promovem na próxima sexta-feira, dia 7 de fevereiro, pelas 14 horas, no Pavilhão do Arade (Parchal – Lagoa), uma sessão da Volta de Apoio ao Emprego (VAE) dedicada aos estudantes do ensino secundário e profissional.

Integrada no plano de atividades do centro de informação Europe Direct Algarve, albergado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, esta iniciativa pretende sensibilizar os jovens algarvios para as políticas europeias nos domínios da juventude e do emprego, potenciando a sua participação na sua avaliação e melhoria contínua.

“A desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino e à formação, a falta de condições de trabalho e os elevados custos de habitação são apenas alguns dos problemas que afetam os 1,7 milhões de jovens portugueses. A ação da Comissão Europeia e as políticas da União Europeia têm tido uma atenção redobrada a esta questão. Um inquérito do Eurobarómetro de setembro de 2017 permite concluir que as principais preocupações dos jovens europeus se prendem com a mobilidade profissional entre Estados Membros, a sua capacitação e autonomia intelectual e a inovação do sistema educativo. Estas são prioridades que a Estratégia da UE para a Juventude também contempla, o que demonstra a sintonia e o esforço que a UE tem desenvolvido no sentido de ouvir as partes interessadas e de apoiar as autoridades nacionais”, Sofia Colares Alves num artigo de 2018 ainda muito atual.

Em 2010, a Estratégia Europa 2020 estava já centrada nos jovens e com objetivos como a redução do abandono escolar precoce, o aumento da percentagem de licenciados no grupo etário 30-34 e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de iniciativas políticas nos domínios da educação e do emprego e incluía «O teu primeiro emprego EURES», um regime de mobilidade profissional a fim de facilitar a colocação em empregos em toda a Europa.

O documento «Uma Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027» vai mais longe e propõe que seja consagrada especial atenção a três grandes domínios: 1- Incentivar a participação dos jovens na vida cívica e democrática; 2 - Ligar os jovens de toda a União Europeia e não só, a fim de promover a participação voluntária, a mobilidade para fins de aprendizagem, a solidariedade e a compreensão intercultural; 3- Apoiar a capacitação dos jovens através da qualidade, da inovação e do reconhecimento do trabalho com jovens.

Neste contexto se desenhou o programa desta sessão dedicada aos mais jovens onde se vão apresentar as oportunidades existentes no âmbito da rede EURES e Corpo Europeu de Solidariedade nas vertentes Estágios e Emprego, e Voluntariado, com apresentação de testemunhos na 1ª pessoa por voluntários europeus em missão em diversos projetos no Algarve. Vai falar-se também de outras oportunidades na Europa, como a possibilidade de uma carreira nas instituições europeias, campanhas e concursos temáticos como #DiscoverEU ou o #EUandMe.

A Volta a Portugal de Apoio ao Emprego é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia e do IEFP e divulga oportunidades de emprego e formação no espaço europeu. Os Centros Europe Direct e a rede EURES são os responsáveis locais pela organização das sessões.

Para mais informação sobre a VAE 2020, consulte a página oficial, o programa e faça já a sua inscrição!
A Europa perto de si!

Subscreva a nossa NEWSLETTER e ajude-nos a divulgar #OqueaEuropafazpormim

Cartaz

2020-02-04