Participaram também nesta visita os dois vice-presidentes, Dr. Álvaro Viegas e Engª. Valentina Calixto, assim como vários técnicos da CCDR.

Visitaram-se as obras municipais do Museu do Rio, em Guerreiros do Rio, Valorização e musealização da Villa Romana do Montinho das Laranjeiras, Remodelação da rede de água e esgotos na Vila de Alcoutim, Arranjo paisagístico na beira rio e Loteamento social para auto-construção. As referidas obras estão orçadas em um milhão e quinhentos mil euros.

A comitiva esteve nos locais onde irão ser construídos o Centro Náutico de Alcoutim, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento, o Loteamento Empresarial de Balurcos e o Pavilhão Desportivo de Martim Longo, cujas obras estão em concurso e totalizam um valor de dois milhões e quinhentos mil euros. Estas empreitadas serão co-financiadas em 75% pelo PROAlgarve.

Por outro lado, visitaram-se investimentos particulares que já são uma realidade como a Indústria de panificação Serralgarve, em Martim Longo, a maior da região assim como a única indústria de moagem no sul do país.

Também foram visitados dois investimentos turísticos, cujas obras estão a decorrer, nomeadamente o Hotel Rural nos Guerreiros do Rio, com 30 quartos e o empreendimento turístico da Finca Rodilha, que contempla um hotel, com 150 quartos, campo de golfe e reserva turística de caça.

O presidente da autarquia, Dr. Francisco Amaral, procurou sensibilizar a CCDR para o problema da Reserva Ecológica Nacional e propõe que haja maior flexibilidade de modo a viabilizar o desenvolvimento do concelho.

FONTE: CM de Alcoutim, 16 de Março de 2004
2004-03-16