Notícias

Sessão Pública - Nova plataforma da Infraestrutura de Dados Espaciais do Algarve - IDEAlg

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) renovou a sua plataforma de mapas interativos através da internet. Esta nova versão enquadra-se no processo de atualização da base tecnológica que serve de suporte à Infraestrutura de Dados Espaciais do Algarve (IDEAlg), criada pela CCDR Algarve há cerca de 10 anos, permite a adoção de tecnologias mais recentes e adaptação às novas formas de acesso e utilização da informação geográfica através da internet, nomeadamente ao nível dos dispositivos móveis.

Esta nova plataforma IDEAlg, acessível através do endereço http://idealg.ccdr-alg.pt, garante uma consulta mais intuitiva e interativa, apresenta uma maior diversidade de funcionalidades e disponibiliza mais e melhor informação temática de interesse regional. Uma das componentes privilegiadas é o reforço dos serviços de informação geográfica e o acesso a conteúdos de nível histórico, permitindo nomeadamente consultar ortofotomapas de vários anos, que cobrem a generalidade do Algarve (1997, 2002, 2005, 2007, 2010, 2012 e 2015), o que garante um melhor conhecimento da dinâmica territorial da região.

Este projeto promovido pela CCDR Algarve, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, foi adjudicado à empresa WKT – Sistemas de Informação e inclui outras prestações de serviços. A elaboração desta nova plataforma IDEAlg, que se baseia em software de código aberto; aplica as mais recentes boas práticas ao nível do acesso e utilização/ exploração de informação geográfica por parte da Administração Pública, cumprindo o estabelecido na diretiva europeia INSPIRE e na visão e objetivos definidos pela Direção-Geral do Território para o SNIG 2020 (Sistema Nacional de Informação Geográfica).

Em resumo, com a plataforma IDEAlg a CCDR Algarve pretende disponibilizar mais e melhores conteúdos temáticos geocontextualizados, através de serviços na internet http://idealg.ccdr-alg.pt; garantir a interoperabilidade tecnológica com as restantes entidades da Administração Pública; promover sinergias para envolver os municípios do Algarve e as demais entidades públicas, nomeadamente as sediadas na região, na produção e na partilha de informação geográfica, preferencialmente sem custos de utilização, acessível a todos - entidades públicas e sociedade civil.

Neste âmbito, a CCDR Algarve têm o prazer de o (a) convidar para a Sessão Pública de apresentação da nova plataforma IDEAlg, que terá lugar no dia 17 de junho, às 10:00h, no Auditório da CCDR Algarve, em Faro (Praça da Liberdade, 2) sendo a entrada livre, ainda que sujeita a inscrição prévia limitada à capacidade da sala.