A CCDR Algarve, I.P. e a ARS Algarve, I.P. realizam no dia 25 de março (segunda-feira), pelas 15h30, um seminário relativo à temática - Património da Saúde no Algarve.
A realização deste seminário pretende levar os presentes a pensar no tema do Património da Saúde no Algarve , o qual vale a pena conhecer melhor.
Surge, assim, este seminário no seguimento de uma outra iniciativa “100 anos depois: ciclo de conferências Saúde e Cultura” que teve lugar ao longo de 2018. onde se pretendeu evocar três acontecimentos marcantes de 1918, a Pneumónica, a inauguração do Sanatório Carlos Vasconcelos Porto em São Brás de Alportel e o fim da Primeira Guerra Mundial, com a realização de cinco conferências e uma exposição evocativas destes marcantes acontecimentos desse ano, realçando a sua importância histórica, cultural e social.
Contou com a colaboração de 23 palestrantes, que partilharam o seu saber e enriqueceram todos os presentes. Foram abordados temas que nos pareciam longínquos, mas que em 2019 se tornaram tão presentes e que ainda hoje fazem parte da nossa realidade.
Neste seminário será apresentada a publicação digital que reúne todos esses contributos, com o objetivo de aprender com o passado, para pensar o presente, e construir o futuro.
Programa
15h30 – Sessão de Abertura
- Elsa Cordeiro, Vice-presidente da CCDR Algarve, I.P.
- Paulo Morgado, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, I.P. (a confirmar)
15h45 – Mesa-redonda: Património da Saúde no Algarve
- João Neto, Diretor do Museu da Farmácia e Presidente da APOM
- Alexandra Rodrigues Gonçalves, Diretora da ESGHT – UAlg
- Gisele Sanglard e Renato Gama-Rosa, Casa de Oswaldo Cruz/ Fio Cruz
- Rui Lourenço, Médico de Família e Prof. Convidado da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da UAlg
16h30 – Apresentação da publicação digital 100 anos Depois | Ciclo de Conferências Saúde e Cultura
- João Neto, Diretor do Museu da Farmácia e Presidente da APOM
17h00 – Encerramento
Consulte a apresentação e a publicação digital.