Notícias

Seminário debate Inovação na Construção

O seminário realiza-se na sequência de iniciativas recentemente promovidas pelo EENetwork, no âmbito das Comemorações Ano Europeu da Criatividade e Inovação e de eventos realizados em anos anteriores de promoção de boas práticas no campo das tecnologias, materiais e sistemas de construção.

No âmbito da iniciativa será apresentada a Plataforma para a Construção Sustentável (www.centrohabitat.net), uma rede que congrega empresas, centros de I&D, autarquias e outros agentes comprometidos com o tema da sustentabilidade e que, recentemente, acaba de ver reconhecido pelo QREN o seu projecto de Cluster "Habitat Sustentável". O presidente da Plataforma, Prof. Victor Ferreira, irá abordar os novos caminhos da construção sustentável, com base nas conclusões do congresso sobre esta matéria, realizado em Outubro 2008.

A sustentabilidade também pode ser assegurada pela utilização de técnicas e materiais de construção tradicionais, ligados ao uso de recursos naturais, que reforçam a afirmação da identidade local e a atractividade em termos patrimoniais e culturais. Este é o lema da intervenção do Arqº. Vítor Ribeiro, o coordenador de uma equipa de investigação regional do GATAA Gabinete Apoio Técnico Aldeias, cujo trabalho permitirá orientar futuras operações de reabilitação do edificado ou novas construções de arquitectura tradicional.

Finalmente, o Arqº António Miguel Ferreira apresentará a premiada solução de arquitectura bioclimática e ambientalmente responsável da urbanização Alma Verde Village & Spa, situada na Praia da Luz, em Lagos. O sistema de "CoolHouse" é um caso de boas práticas com reconhecimento internacional, que reflecte uma filosofia de planeamento e construção sustentável, tão necessária em termos de desenvolvimento regional.

Programa e incrições aqui.

Última modificação: 
Terça, 5 Agosto 2014