Complementarmente às análises trimestrais desenvolvidas no âmbito do Boletim Trimestral de Conjuntura – Mobilidade e Transportes, está já disponível o Relatório Anual – Mobilidade e Transportes 2014. O presente relatório permite abordar, de uma forma temporalmente mais abrangente e integrada, as variações ocorridas nos fluxos e nos tráfegos regionais. A análise das variações observadas relativamente ao ano anterior (2013) e nos últimos quatro anos (desde 2010) permite uma outra leitura, um melhor enquadramento e, assim, perspetivas e entendimentos de carácter mais estrutural sobre os fluxos e os tráfegos na Região do Algarve.

Em termos globais, destacam-se os aumentos dos valores para os indicadores respeitantes aos movimentos no Aeroporto Internacional de Faro, nas ligações do modo marítimo/fluvial e na ferrovia. No modo rodoviário, releva-se em particular a recuperação dos valores para os TMD nos principais eixos estruturantes - a A2 e a A22 -, assim como o aumento do fluxo de passageiros no transporte coletivo rodoviário inter-regional.

Relativamente ao relatório do ano anterior, há sobretudo a destacar, para além naturalmente do interessante comportamento e evolução dos principais indicadores, o facto de se ter retomado a disponibilização da informação respeitante ao modo aéreo e de se dispor de informação para mais 3 locais de contagem dos tráfegos médios diários nos eixos rodoviários secundários. A inclusão da informação relativa ao modo aéreo, bem como a cobertura da rede regional de postos de contagem de tráfego consideravelmente alargada, contribuirá significativamente para melhorar o acervo de informação posto à disposição das entidades, dos agentes regionais e do público em geral.

Para consultar o Relatório aceda aqui.

2015-09-15