Durante a intervenção de Patrícia Neto Martins do Programa Operacional do Algarve, a técnica lembrou que até à data encontram-se aprovados 140 projectos de empresas e em cada cem candidaturas entradas sensivelmente metade foram aprovadas. O maior número de projectos são de qualificação de pequenas e médias empresas o que significa que estamos perante um sistema de incentivos de banda larga. 

Dos projectos empresariais aprovados, 73 são de Internacionalização que representam 6,3 milhões de euros de fundos europeus. O investimento foi maioritariamente canalizado para o marketing internacional, feiras, marcas, prospecção de novos mercados, contratação de serviços e despesas associadas a reuniões no estrangeiro. Em termos de mercados as preferências dos empresários incidiram na Europa (Reino Unido), depois África (Angola), América do Sul ( Argentina e Brasil), Magrebe (Marrocos) e a seguir a América do Norte ( Estados Unidos). Refira-se que do universo de 73 projectos, 47 são novas empresas exportadoras. A lista dos beneficiários dos projectos aprovados das empresas, está disponível aqui.

A Feira Empresarial “Baixo Guadiana no Desenvolvimento Transfronteiriço” foi uma organização conjunta da Associação de Desenvolvimento Local Odiana e da delegação do Algarve da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e pretendeu ser “um alerta às oportunidades existentes no território”. 

O encontro realizou-se no âmbito do projecto PIDETRANS, uma iniciativa de cooperação entre o Algarve – Alentejo – Andaluzia organizada pela ANJE e Odiana, financiada pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal Espanha (POCTEP) 2007-2013 e co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com o apoio da União Europeia.

2011-11-08