No próximo dia 22 de setembro de 2016 o Projecto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Actuais irá lançar ao público doze novos produtos, entre os quais um prático amolador de facas preparado para a cozinha moderna, trabalhado a partir do intemporal grés de Silves. Cada um deles conta uma história, não só dos habilidosos artesãos que os fizeram, como do olhar criativo de designers e da cultura que lhes subjaz. A série inspira-se nos patrimónios de Alcoutim, Loulé e Silves, convocando os seus saberes, memórias e matérias naturais.

Alexandra Gonçalves e Ana Rita Aguiar, as mais recentes criadoras do Projecto TASA, mostram-nos como é possível combinar as tendências do design com a ancestralidade das técnicas artesanais e os materiais da terra, trazendo novas propostas e continuidades para o artesanato português. Com estas designers colaboraram 16 artesãos algarvios, os quais utilizaram materiais como o barro, a cana, o grés, a madeira, o algodão, a palma e a palhinha. Este trabalho faz parte de uma estratégia de intervenção em prol da revitalização das artes tradicionais que está a ser realizada com o apoio das Câmaras Municipais de Alcoutim e Silves.

A apresentação dos novos produtos realiza-se pelas 18h:00, em Loulé, na Rua 5 de outubro nº 36, à qual se segue uma conversa em que artesãos, designers e instituições responsáveis, entre os quais o Presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra que partilharão os seus pontos de vista sobre o lugar do artesanato na atualidade. Este evento integra-se na Residência "Designers de Loulé" que acontece de 10 a 24 de setembro no âmbito da iniciativa "Loulé Criativo". Conheça o programa no site www.projectotasa.com.

O Projecto TASA é uma iniciativa da CCDR Algarve iniciado em 2010 e, desde 2013, dinamizado pela empresa de turismo responsável - Proactivetur.

Ver Cartaz

Fonte: Proactivetur

2016-09-15