Realizado no âmbito das Aldeias do Algarve e inserido no Plano Estratégico para as Áreas de Baixa Densidade do PROALGARVE, o documentário pretende promover metodologias de intervenção e técnicas de reabilitação desenvolvidas na região Algarve, a partir de um estudo e acção de campo realizados pela Câmara Municipal de Albufeira.

O documentário pretende alertar para as questões relacionadas com a preservação do nosso património construído, sensibilizando para a importância da salvaguarda e perpetuação quer das práticas tradicionais de construção, quer do valor ecológico que estes representam, promovendo não só as várias profissões a estas associadas, como possibilitando o contacto com as práticas e o manuseamento dos materiais mediante a construção real mas de escala reduzida.

Ao longo de trinta minutos são revelados conhecimentos adquiridos por alunos do 1º Ciclo da Aldeia de Paderne, crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, que durante um mês, viajaram pelo Algarve e aprenderam a "ler a arquitectura" através do contacto com diversos sistemas construtivos existentes na região (construções de terra: taipa e adobe, alvenarias de pedra, elementos vegetais, etc.).

A realização da obra esteve a cargo da RESTART, Escola de Criatividade e Novas Tecnologias, a partir dos conteúdos produzidos pela equipa do projecto MITR, "Metodologias de Intervenção e Técnicas de Reabilitação", do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Albufeira. A entrada é livre e as inscrições para a estreia do filme estão disponíveis em www.ccdr-alg.pt. A exposição ficará patente na sala de Exposições da CCDR Algarve, até ao dia 24 de Novembro.

O Documentário e exposição inseridos na acção desenvolvida no âmbito do Projecto MITR co-financiado pela CCDR Algarve e Câmara Municipal de Albufeira, através do Programa Operacional do Algarve - PROALGARVE - Eixo 2 - Medida destinada à Revitalização de Áreas de Baixa Densidade.
2006-11-07