Notícias

ProAction café reflete Educação Ambiental

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, através do Centro Europe Direct Algarve recebe, no próximo dia 29 de outubro, o ProAction Café, uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente- Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Algarve, no âmbito da SEIVA2019.

A metodologia que se propõe pretende desenvolver projetos e aprofundar conversas significativas entre os participantes, neste caso sobre a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA2020). Complementarmente, pretende criar redes vivas de diálogo colaborativo, que conduzam a ações transformadoras em tempos de emergência ambiental - alternativas em PARCERIA, as melhores perspetivas, experiências e habilidades para trilhar caminhos.

A ENEA2020 foi aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 100/2017 de 8 de junho e pretende estabelecer um compromisso colaborativo, estratégico e de coesão na construção da literacia ambiental em Portugal, através de uma cidadania inclusiva e visionária que conduza a uma mudança de paradigma civilizacional, traduzido em modelos de conduta sustentáveis em todas as dimensões da atividade humana. A concretização desta Estratégia prevê dezasseis medidas enquadradas por três objetivos estratégicos entre eles a Educação Ambiental Participada no qual se insere esta ação.

As estratégias nacionais por sua vez articulam-se com os objetivos da política ambiental europeia até 2020 e com a visão a mais longo prazo, que define qual deverá ser a situação em 2050, com o apoio de programas de investigação, legislação e financiamento específicos, com o objetivo de proteger, conservar e melhorar o capital natural da União Europeia, transformando-a numa economia verde, competitiva, hipocarbónica e eficiente do ponto de vista da utilização dos recursos e proteger os cidadãos europeus de pressões e riscos para a saúde e o bem-estar relacionados com o ambiente.

O ProAction Café terá lugar na sala G da CCDR Algarve, Praça da Liberdade, 2, em Faro, entre as 14h30 e as 17h30. A ação implica um número de participantes entre um mínimo de 15 e um máximo de 30 pessoas sendo por isso as inscrições obrigatórias. Os técnicos de educação ambiental, técnicos da administração central e local e todos os que, de alguma forma, se importam com a casa comum, devem inscrever-se até 27 de outubro em https://forms.gle/P5uhCA9sPvaFfxYF9. Os professores terão que inscrever-se através do Centro de Formação da Ria Formosa (ACD – ação de curta duração acreditada).

Helena Barracosa (CCMAR/AEJD) e Maria da Conceição Santos (APM/AETC) são as formadoras responsáveis pela dinamização. Mais informações sobre a ação aqui um ProAction Café sobre a Estratégia de Educação ambiental a que o Europe Direct Algarve e a CCDR Algarve se associam.

Na sala contígua pode ser visitada a Exposição A Terra, colaboração com o Município de Lagoa, que acolhe grupos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos para visitas orientadas pelo Europe Direct Algarve, associadas a ação da União Europeia nestas temáticas, até 2 de dezembro.

Rumo a uma Europa mais verde e mais sustentável
Publicações da União Europeia
Cartaz

Última modificação: 
Segunda, 4 Novembro 2019