O desafio colocado aos participantes por este concurso-festa foi o de recolherem e seleccionarem as antigas receitas que se tornaram património de cada aldeia, protegendo e promovendo produtos, segredos de culinária, modos de cozinhar que constituem elementos essenciais da nossa cultura e tradição.
Foram depois cozinhadas para um júri multidisciplinar que participou em sessões de prova nas oito aldeias.

A resposta das aldeias foi espantosa e os pratos apresentados verdadeiras maravilhas que urge proteger e...provar.

De entre as quatro categorias a concurso – Entrada, Sopa, Prato principal e Sobremesa – foram premiadas as seguintes receitas:

Entrada
1º Prémio – Papas de milho da minha avó (xarém) – VAQUEIROs
2º Prémio – Entrada Serrana: papada crua e frita, presunto e orelha de porco – CACHOPO
3º Prémio – Sardinhas albardadas – ESTOI

Sopa
1º Prémio – Sopa de Fedeus – ODELEITE
2º Prémio – Papas de caldo de peixe à moda de Budens – BUDENS
3º Prémio – Sopa de Chícharos com borrego – QUERENÇA

Prato principal
1º Prémio – Jantar de grão – CACHOPO
2º Prémio – Guisado de galo caseiro – QUERENÇA
3º Prémio – Coelho bravo à moda do campo – VAQUEIROS

Sobremesa
1º Prémio – Pudim de mel – MONCHIQUE
2º Prémio – Doce fino – BUDENS
3º Prémio – Tarte algarvia – ALGOZ

A animada sessão pública de entrega de prémios decorreu nas instalações da CCDR Algarve e terminou com uma prova gastronómica oferecida pelas aldeias, num gesto da enorme generosidade e dedicação que têm demonstrado, em que foi possível provar algumas das suas receitas típicas.

Os prémios – com valores de 500 euros os primeiros, 400 euros os segundos e 300 euros os terceiros – foram entregues respectivamente pelo Governador Civil de Faro, Dr. António Pina, pelo presidente da CCDR Algarve, Engº Campos Correia e pelo Delegado Regional da Cultura, Dr. Gonçalo Couceiro.

Todas as aldeias receberam ainda o primeiro exemplar de uma mini biblioteca para uso comunitário que constitui o Prémio de Participação entregue pelo Presidente da Região de Turismo do Algarve, Dr. Hélder Martins. Receberam igualmente das mãos da Vice-Presidente da CCDR Algarve, Engª Catarina Cruz, um Diploma de Participação gravado num prato pintado à mão por artesãs algarvias, apresentados em sacos de linho personalizados com o nome de cada aldeia.
Este grande projecto foi promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve no âmbito do PROALGARVE, juntamente com a AMAL e a RTA, e dinamizado pelas Autarquias, Associações locais e População em geral.

A sua realização esteve a cargo da empresa TERRACULTA, Lda. que trabalhou com as aldeias na recolha e registo de material, procedendo a entrevistas, fotografando e filmando toda a operação que vai concluir-se com a publicação de um livro onde se incluem muitas das receitas recolhidas pelas populações locais, bem como com um documentário final que será o registo fiel de todo o projecto.

Mais informações: Engª. Ana Rosa Cardoso (PROAlgarve)
Telef. 289 895 200
2005-10-21