Notícias

Plano de Investimento para Europa apresentado às PME

O Centro de Informação Europe Direct Algarve, está a organizar, em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Algarve), a rede Enterprise Europe Network e as Associações Empresariais na região, a sessão Plano de Investimento para Europa e as PME, a decorrer no NERA em Loulé no dia 28 de Abril entre as 14h15 e as 17h00.

A Sessão conta com 3 comunicações iniciais já confirmadas: do Eurodeputado José Manuel Fernandes, na sua qualidade de Relator do Grupo no Parlamento Europeu de enquadramento do Plano de Investimento como resposta da UE à crise; no âmbito das prioridades da Comissão Juncker, subordinada ao tema: “Emprego, Crescimento e Investimento” de Kim Kreilgaard do Banco Europeu de Investimento - que apresentará o Plano de Investimento Juncker e de Ricardo Luz do IFD - Instituto Financeiro de Desenvolvimento que nos vai falar sobre os Instrumentos financeiros para as PME.

Hugo Rodrigues, jornalista do Sul informação fará a moderação da mesa de Debate que se seguirá a estas comunicações para a qual se convidaram, igualmente, o Observatório das Dinâmicas Regionais do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, o NERA dando voz às empresas da região e o Zoomarine que trará o seu testemunho como beneficiário.

Desde a crise económica e financeira mundial, a UE tem vindo a registar níveis de investimento reduzidos. O Plano de Investimento para a Europa, adotado em novembro de 2014, é a grande iniciativa da Comissão Juncker para a recuperação económica e consolidação dos alicerces de um crescimento sustentável.

O Plano de Investimento visa eliminar os obstáculos ao investimento, dar visibilidade e prestar apoio técnico aos projetos de investimento e utilizar de forma mais inteligente os recursos financeiros novos ou existentes. Para alcançar estes objetivos, o plano prevê:

  • mobilizar investimentos de, pelo menos, 315 mil milhões de euros nos próximos três anos
  •  apoiar o investimento na economia real
  • criar um ambiente favorável ao investimento

Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, afirmou em outubro passado: «O Plano de Investimento da Comissão Europeia demonstrou ser um excelente recurso para estimular as PMEs inovadoras e start-ups, bem como para criar novos empregos e oportunidades de crescimento».

Inscrições aqui

#InvestEU #CIEDAlgarve #CCDRAlgarve #Algarve2020 #NERA

O Centro de Informação Europe Direct Algarve encontra-se sediado nas instalações da CCDR-Algarve.

Data: Sexta, Abril 28, 2017 - 14:15
Local: Loulé