No dia 13 de junho, 23 entidades regionais e 59 representantes participaram numa sessão de trabalho, que se realizou na Universidade do Algarve (UAlg), para a concretização do Plano de Atividades para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica na Região do Algarve 2023- 2027 (PASDM).
O evento teve como objetivos operacionalizar o modelo de governança do PASDM ao nível dos seus vetores estratégicos: Identificação, Investigação e Documentação; Preservação e Proteção; Promoção e Valorização; e Transmissão, através da educação/ensino, formal e não formal, conforme preconizado pela UNESCO para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Permitiu ainda organizar as atividades de planeamento necessárias à concretização das ações previstas no plano e estabelecer os passos seguintes para a concretização do PASDM.
Sobre o PASDM 2023-2027:
Dinamizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, a elaboração do PASDM foi coordenada pela Universidade do Algarve, em colaboração com as entidades regionais, assumindo e mantendo a estrutura base do PASDM 2018-2021, que define, de acordo com a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, os objetivos e as iniciativas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Dieta Mediterrânica, no âmbito dos seguintes vetores estratégicos: identificação, investigação e documentação; preservação e proteção; promoção e valorização; e transmissão, através da educação/ensino, formal e não formal.
Para cada um destes vetores estratégicos foram definidas as ações que as entidades envolvidas se propõem realizar no período de 2023 a 2027.
A Dieta Mediterrânica foi declarada, a 16 de novembro de 2010, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, durante a reunião do Comité Intergovernamental, em Nairobi, no Quénia. Posteriormente, na 8ª sessão do Comité Baku, no Azerbaijão, Portugal, Croácia e Marrocos juntaram-se a Espanha, França, Itália e Grécia, países integrantes da candidatura original, ficando o município de Tavira designado como comunidade representativa de Portugal.
Recorde-se que em março de 2014, a CCDR Algarve dinamizou a constituição da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica, que integra os parceiros regionais, públicos e privados.