A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. e a Unidade de Cultura da CCDR Algarve manifestam o seu profundo pesar pelo falecimento de Laura Carlos, no passado dia 11 de janeiro.
Laura Carlos, nasceu em Buenos Aires, na Argentina, há 43 anos, tendo vindo para Faro, onde completou os seus estudos e se licenciou em Design pela Universidade do Algarve.
Sempre muito ligada ao setor cultural, Laura Carlos era mestre em Gestão Cultural pela Universidade do Algarve, com a dissertação intitulada “Manifestação Cultural – Alterações ao longo do tempo, Estudo de Caso – Festa da Pinha” (2011-2013)”.
Laura Carlos era investigadora na área do património cultural imaterial, tendo sido uma das responsáveis pela candidatura da Festa da Pinha à edição de 2020 das 7 Maravilhas da Cultura Popular.
No âmbito da Algarve Film Commission, à qual esteve ligada cerca de quinze anos, Laura Carlos desempenhou igualmente um papel muito ativo na promoção da produção cinematográfica no Algarve sendo, desde dezembro de 2021, Coordenadora Executiva daquela associação cultural de Utilidade Pública, a primeira Film Commission a ser constituída em Portugal.
Laura Carlos era também membro da Assembleia da União das Freguesias de Faro desde 2021 e fez parte dos órgãos sociais de várias associações culturais farenses, sendo uma das assíduas participantes nas sessões da Tertúlia Farense.
Entre 2014 e 2017 esteve envolvida na produção e realização de documentários sobre os vencedores do Prémio Regional “Maria Veleda”, uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, que pretendia destacar e reconhecer a atividade cultural de personalidades algarvias, protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na região.
O velório será na Igreja de São Luís, em Faro, no dia 15 (quarta-feira), a partir das 11h00. A missa terá lugar às 15h00 seguindo para o crematório de Faro.
À família enlutada, aos amigos e colegas, endereçam-se as mais sentidas condolências.