Notícias

O papel da comunicação social na construção da Europa

O Centro Europe Direct da CCDR Algarve organiza, no próximo dia 20 de março, um CAFÉ-EUROPA e uma AÇÃO DE FORMAÇÃO para jornalistas, outros agentes de comunicação e estudantes de comunicação social com início às 12h30 no r/c das instalações da CCDR Algarve, em colaboração com o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia, em Portugal e com o apoio do Centro de Documentação Europeia da UALG.

Os Café Europa fazem parte do projeto “Nova Narrativa para a Europa”. Este projeto surgiu na sequência do desafio lançado pelo Parlamento Europeu que originou o manifesto “O Corpo e a Mente da Europa” escrito por um conjunto de intelectuais, académicos, cientistas e artistas, que se tornou no documento inspirador desta iniciativa www.pensareuropa.eu

O projeto pretende suscitar um debate diversificado e alargado sobre o que representa a Europa na nossa vida quotidiana e estimular a participação ativa dos cidadãos na promoção, reflexão, debate e na proposição de ideias que recriem uma nova narrativa para a Europa. Na CCDR Algarve, o Café Europa será acompanhado de um almoço leve e durante o mesmo serão propostas as questões, para reflexão e debate, facilitadas pela representante do Gabinete de Imprensa do Parlamento Europeu em Portugal, Teresa Coutinho.

Em Portugal a iniciativa é da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors a que se associaram diversos parceiros e estende-se até fim de março de 2015 e inclui uma campanha na imprensa, material pedagógico, filmagens/entrevistas aos autores, plataforma em linha, atividades por todo o país (Café Europa, Aulas-debate, Conferências internacionais) e um livro a editar no fim do projeto.

No Algarve é a terceira sessão no âmbito deste projecto. Realizaram-se já o Café Europa ECOS DA COOPERAÇÃO com Nuno Silva da Cooperativa ECOS na Tertúlia Algarvia no passado dia 20 de fevereiro e o Café Europa “EUROPA, DESENVOLVIMENTO E DEMOCRACIA”, com a participação de Jamila Madeira, a 4 de março na Faculdade de Economia da UALG.

No seguimento do Café Europa, realizar-se-á a Ação de Formação "COMUNICAR A EUROPA" para jornalistas, estudantes, técnicos e profissionais de Comunicação. Esta iniciativa conjunta do Centro Europe Direct do Algarve, Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com o centro de formação Palavras Ditas e da Representação da Comissão Europeia em Portugal tem início às 14h30 no Auditório da CCDR Algarve. Do programa destacamos a intervenção de , Rebecca Abecassis editora de programas internacionais da SIC com a comunicação “ A Europa tem futuro".

Este é o arranque de uma série de ações de formação que irão percorrer o país para "traduzir por miúdos" as questões europeias e explicar o seu impacto no nosso dia-a-dia. Porque a Europa está à sua porta.

Estas iniciativas têm o apoio do CDE Centro de Documentação Europeia da UALG.

Apresentações do Café Europa e Ação de Formação.

Última modificação: 
Terça, 5 Maio 2015