Notícias

Natal também é património

Para o Natal de 2018, no âmbito da exposição da Dieta Mediterrânica, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Algarve (CCDR Algarve), propõe duas atividades sobre a época festiva porque o Natal também é património!

Integrada no encerramento das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural no Algarve, a celebração do Natal é concretizada com duas iniciativas desenvolvidas em conjunto com o Centro de Informação Europe Direct Algarve e a Contextos – Cooperativa para o Desenvolvimento Económico e Social.

Neste contexto, organizam-se dois ateliers nos dias 3 e a 18 de dezembro, pelas 16 horas, dedicados às decorações de natal e presépio tradicional e às tradições da gastronomia natalícia, respetivamente, sendo abertos ao público em geral mas sujeitos a inscrição. O Natal é considerado uma das maiores festividades cíclicas da Dieta Mediterrânica, inscrita na listagem oficial do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, sendo Tavira a comunidade representativa de Portugal.

A exposição itinerante “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade” encontra-se na sala de exposições da CCDR Algarve, em Faro, até ao dia 28 de dezembro. Esta mostra foi elaborada pelo Município de Tavira e integra vídeos, jogos interativos e um painel de aromas, e tem como principal objetivo a promoção e a divulgação da Dieta Mediterrânica, nas suas diferentes vertentes, para todos os grupos etários.

Ambas as iniciativas são cofinanciadas pelo Programa Operacional Regional ALGARVE 2020, no âmbito do projeto “O Algarve na Dieta Mediterrânica”, apresentado pela CCDR Algarve.