A CCDR Algarve informa que, encontra-se a partir de hoje em consulta pública, o Programa Base do Estudo e Viabilidade do Traçado do Sistema de Transporte Público em Canal Dedicado (TPSP), do tipo Metro-Bus, que irá ligar as localidades de Olhão, Faro, Aeroporto, Universidade do Algarve, Parque das Cidades e Loulé.
A consulta estará disponível durante 30 dias úteis, entre 30 de janeiro e 13 de março de 2025, no Portal Participa (www.participa.pt) e aqui.
Este projeto, com uma extensão prevista de 37,6 km, visa a implementação de um sistema de transporte público sustentável, eficiente e integrado na região, destacando-se como, um dos projetos mais prioritários para a região.
O projeto está alinhado com o objetivo específico de “"RSO2.8 - promover uma mobilidade urbana multimodal sustentável, como um projeto estruturante para a transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono” do Programa Regional ALGARVE 2030, aprovado pela Comissão Europeia.
A proposta em consulta prevê a criação de um corredor de transporte público dedicado, operado por um sistema de MetroBus ou Bus Rapid Transit (BRT), em via segregada, com as seguintes vantagens:
- Maior eficiência: O sistema MetroBus ou BRT permitirá uma melhor integração no tecido urbano, proporcionando uma resposta mais adaptada às necessidades dos cidadãos.
- Expansão futura: O projeto visa ainda uma futura expansão da rede, com possibilidade de integrar outras localidades do Algarve, como Quarteira, Almancil e até Albufeira, contribuindo para a melhoria da conectividade regional.
- Sustentabilidade: O sistema é elétrico, promovendo a redução de emissões de carbono e incentivando o uso de modos de transporte mais ecológicos.
- Facilidade de integração: O sistema será serviço complementar ao serviço oferecido pela rede ferroviária existente, permitindo um serviço mais flexível e integrado
O traçado proposto foi desenvolvido tendo em consideração as necessidades de mobilidade das populações de Faro, Olhão e Loulé, ao mesmo tempo que serve locais-chave que constituem uma bacia de emprego com grande relevância no Algarve, onde se localizam os quatro grandes polos geradores de empregos e atividades económicas diversas (Universidade do Algarve, Aeroporto Internacional Gago Coutinho, Hospital de Loulé e Centro Comercial de Loulé), que provocam um grande número as deslocações pendulares nestes três concelhos.
A estimativa de custos da empreitada geral de construção do traçado base é de cerca de 203,1 milhões de euros. Este valor inclui a construção de novas vias rodoviárias, estações intermediárias e terminais, estruturas de contenção, viadutos e túneis, bem como o sistema de alimentação energética e sinalização necessárias para a implementação do sistema MetroBus/BRT.
Este estudo está a ser desenvolvido pela CCDR Algarve no contexto da sua missão de planeamento e execução de políticas de desenvolvimento regional nos domínios do ambiente e cidades, e de integração de soluções inovadoras que promovam a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida nas cidades da região, em colaboração com a AMAL enquanto Autoridade Regional de Mobilidade e Transportes, os municípios de Olhão, Faro e Loulé, a Universidade do Algarve, o Aeroporto Internacional Gago Coutinho de Faro e o Turismo do Algarve (RTA).
A consulta pública agora lançada é uma etapa fundamental para recolher opiniões e contributos da comunidade, entidades e outras partes interessadas sobre o Programa Base do Estudo e Viabilidade do Traçado.
Os interessados podem consultar os documentos do projeto completo, incluindo o traçado detalhado e as estimativas de custos, nos links acima referidos e enviar as suas sugestões até 13 de março de 2025. As propostas podem ser dirigidas ao Presidente da CCDR Algarve, através do portal Participa.
Após o término da consulta pública, as opiniões recolhidas serão analisadas, e as conclusões serão integradas no processo final de elaboração do projeto, que avançará para a fase de execução, com um forte impacto na transição energética e na qualidade de vida da população.
Ver imagem do Traçado do corredor Olhão - Faro - Aeroporto - Universidade do Algarve - Parque das Cidade - Loulé através da solução TPSP – em Metrobus (Cenário 4)