Notícias

Mar sem Plásticos - Diálogo com cidadãos: o que posso eu fazer pela Europa?

No âmbito do Dia da Europa, realiza-se nesta quinta-feira, dia 9 de maio, uma sessão sobre um “Mar sem Plásticos”, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a Enterprise Europe Network, o Europe Direct Algarve e o Município de Olhão, que terá lugar pelas 15h30, nos Mercados de Olhão.

Enquadrado no ciclo de iniciativa “Diálogo com cidadãos”, sugere-se uma conversa franca sobre os impactos dos resíduos de plástico no ecossistema marinho e a forma de os reduzir ou evitar, nomeadamente nas comunidades costeiras e piscatórias.

O “Mar sem Plásticos” é um tema urgente, consubstanciado na criação duma Estratégia Europeia para os Plásticos na Economia Circular e de legislação específica, com efeitos a curto prazo.

Segundo dados da União Europeia, os plásticos descartáveis ou de utilização única representam 50% do lixo marinho e constituem a maioria dos resíduos que desaguam nas nossas praias. Por outro lado, os microplásticos, partículas minúsculas de plástico desfeito nos oceanos, contaminam a cadeia alimentar marinha.

A sessão propõe-se avaliar o impacto deste lixo nos nossos mares e, consequentemente, nas nossas vidas, identificar as fontes de poluição e debater ações de prevenção e mitigação dos danos ambientais, contando com a participação de várias personalidades e entidades ligadas a esta temática. Iniciativas como “A Pesca por um Mar sem Lixo”, as campanhas de sensibilização e recolha de resíduos na costa e a formação dos profissionais da pesca são pontos de discussão com os cidadãos.