Com o objetivo de divulgar e promover a transformação que a agricultura algarvia está a vivenciar e que acompanha também a evolução deste setor estratégico para o desenvolvimento socioeconómico da Europa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. – Agricultura e Pescas, com o apoio da Rede Rural Nacional e em parceria com o setor agroalimentar algarvio, está a promover uma campanha de vídeos curtos que narram, em primeira pessoa, casos de sucesso de investimentos apoiados por fundos europeus.
Hoje damos a conhecer conhecer a Madre Fruta, Centro de Vendas Hortofrutícolas, Lda., uma organização de produtores hortofrutícolas do algarve.
A Madre Fruta foi constituída em 1996, com o objetivo de ultrapassar condicionalismos que se apresentavam aos produtores hortícolas locais e satisfazer exigências comerciais resultantes de um mercado aberto e sem fronteiras. Ao longo dos tempos, foi procurando culturas com maior sustentabilidade económica e foi passando de hortícolas a frutos vermelhos. Hoje reúne cerca de 50 produtores de frutos vermelhos.
Com o objetivo de aumentar a rentabilidade dos seus sócios, a Madre Fruta, aposta cada vez mais na pesquisa e desenvolvimento de técnicas de produção inovadoras, bem como qualificação dos seus serviços e é a esta fase de crescimento que responde o apoio do PDR 2020.
Os investimentos traduziram-se numa expansão e renovação da estrutura produtiva agroindustrial, potenciando a criação de valor, a inovação, a qualidade e a segurança alimentar, reforçando a competitividade, a sustentabilidade e a capacitação organizacional da Madre Fruta.