Notícias

Jornadas de Sevilha marcam "novo" tipo de cooperação transfronteiriça

2008 marca o início de um novo quadro financeiro e apresenta-se por isso como um ano cheio de novas oportunidades para a cooperação entre os vizinhos transfronteiriços. O recente lançamento do novo Programa Operacional para a Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP) e a abertura da primeira convocatória de projectos, colocam-nos num momento decisivo que marca o início de um novo tipo de cooperação, a desenvolver nos anos mais próximos.

Este encontro é uma iniciativa do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, Algarve-Alentejo-Andaluzia (GIT AAA), gabinete de assistência técnica criado pelas Autoridades regionais, no quadro do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG IIIA e a organização é deste evento é da responsabilidade da Secretaria Geral da Acção Exterior da Junta de Andaluzia. O Gabinete GIT AAA dinamiza os processos de cooperação já establecidos no território transfronteiriço Algarve-Alentejo-Andaluzia, ao mesmo tempo que pretende fomentar novas acções de cooperação neste âmbito geográfico.

As jornadas pretendem, assim, apoiar todos os agentes que, nos diferentes níveis da administração ou da sociedade civil , trabalham em áreas de desenvolvimento da zona transfronteiriça. Por um lado será abordado o Programa Espanha-Portugal e a AECT, com a finalidade de esclarecer aspectos menos claros a respeito dos mesmos. Por outro lado far-se-á a primeira apresentação de um Estudo Sociológico comparativo sobre a realidade social na Andaluzia, Algarve e Alentejo, génese de um futuro Plano Estratégico desta zona fronteiriça.

Inscrições até 19 de Março em www.git-aaa.com

Última modificação: 
Quinta, 7 Agosto 2014