Jorge Gaspar foi no passado dia 10 de Junho condecorado pelo Presidente da República, é professor e detém vasta experiência em Ordenamento do Território, sendo autor de um número significativo de publicações. Participou em reuniões de articulação do PROT Algarve com o programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT), aquando da revisão do PROT.

Embora seja crítico da dispersão urbanística na região algarvia e censure a aposta num desenvolvimento predador de recursos naturais, não lamenta uma maior ocupação da faixa litoral: "A desconsolação é ter um país que está litoralizado, mas que não aproveita nada do mar", referiu recentemente o geógrafo especialista de Planeamento Regional e Urbano.

A sua intervenção abrangerá uma reflexão sobre os aspectos estratégicos e orientadores estabelecidos no plano regional de ordenamento do território e a sua materialização nos planos de ordenamento de nível concelhio e sub - concelhio.

Em debate vão estar ainda os apoios previstos pelo Programa Operacional Regional do Algarve (PO Algarve 21) a investimentos de requalificação do território, nomeadamente através da promoção de Áreas de Acolhimento Empresarial (ALEs), das Parcerias para a Regeneração Urbana e do instrumento financeiro de capital de Risco, JESSICA que está a suscitar interesse pela parte de autarcas de cidades algarvias de média dimensão.

Uma das atribuições da CCDR Algarve, é a de dinamização dos Instrumentos de Gestão Territorial (planos directores municipais, planos de urbanização e planos de pormenor) no quadro estratégico estabelecido pelo Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROT Algarve) www.prot.ccdr-alg.pt.

Assim, o Ciclo de Encontros - "Café Doglioni” prossegue ao final da tarde, num ambiente de tertúlia, com duas horas de debate em torno de temas diversos de interesse público.

A entrada é livre.

O Ciclo conta com o apoio do PO Algarve 21_QREN.

2010-07-06