Notícias

#fazeranossaparte na redução de resíduos

A Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos decorre de 16 a 24 de novembro, sob o lema “Mude os seus hábitos. Reduza os seus resíduos”, convidando a implementar ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos, visando a alteração dos comportamentos dos cidadãos europeus relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.

Todos, crianças e adultos, cidadãos e empresas, entidades públicas e organizações não governamentais, são convidados a agir, mudando os seus hábitos e levando outros a seguirem o seu exemplo.

Através da sua política ambiental, a União Europeia (UE) tem vindo a melhorar o bem-estar dos europeus desde 1972. Atualmente, o objetivo da política ambiental da UE é garantir que, até 2050, viveremos bem e de acordo com os limites do planeta. Para atingir este objetivo, a UE está a envidar esforços para alcançarmos uma economia hipocarbónica e eficiente em termos de recursos, a fim de salvaguardar a biodiversidade e proteger a saúde humana com legislação sobre a qualidade do ar, os produtos químicos, o clima, a natureza, os resíduos e a água.

O Europe Direct Algarve, hospedado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do (CCDR Algarve), associa-se a parceiros locais para alertar a comunidade algarvia para a problemática da sustentabilidade, dos resíduos e da sua redução, participando e colocaboranaço na divulgação das seguintes iniciativas e eventos:

Campanha de apanha de beatas durante a manhã do dia 18 de novembro (das 10h às 12h), promovida pela Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Algarve da Agência Portuguesa do Ambiente, assinalando também o Dia Mundial do Não Fumador (celebrado a 17 de novembro), a qual culminará na Escola Secundária Tomás Cabreira, junto a uma escultura que tem o tamanho real de uma figura humana e “pulmões para colocar beatas” com o volume médio dos pulmões humanos, da autoria do escultor Carlos de Oliveira Correia.

Seminário “Mude os seus hábitos, reduza os seus resíduos”, no Hotel Tivoli Marina, em Vilamoura, no dia 18 de novembro, numa iniciativa da INFRAMOURA com inscrições abertas até dia 14 Novembro.

Na mesma data, a CCDR Algarve promove um workshop participativo, no âmbito do Plano de Ação para a Economia Circular no setor dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) da região do Algarve, em parceria com a associação Smart Wast Portugal, nas suas instalações em Faro.

Até ao dia 30 de dezembro, podem ser agendadas participações no atelier “O hábito faz o monge”, no âmbito da exposição “A Terra”, patente na sala de exposições CCDR Algarve, e destinada ao público pré-escolar e 1.º e 2.º ciclos, visando contribuir para a assimilação dos valores inerentes ao Desenvolvimento Sustentável e fomentar as transformações necessárias para uma sociedade mais sustentável e justa para todos. Podem ser efetuadas marcações para o atelier ou agendar visitas através do correio eletrónico europedirect@ccdr-alg.pt.

BRIEFING

Última modificação: 
Sexta, 22 Novembro 2019