Notícias

Eurodeputada Cláudia Aguiar reune-se em Ayamonte com empreendedoras

Ayamonte, na vizinha Espanha, vai receber um encontro hispano-luso de mulheres no próximo dia 11 de Março, na Casa Grande, com vista a aumentar a cooperação de um lado e outro da ponte internacional do Guadiana.

A organização do evento «Empreender no Feminino: Empoderamento Económico» está a cargo da Algarve Women’s Business Network e da campanha «30 Anos 30 Iniciativas» - criada em 2016 pelo Centro Informação Europeia do Algarve (CIED Algarve) e pelo Jornal do Baixo Guadiana, contando com diversos parceiros públicos e privados de ambos os países, entre eles a Eurocidade do Guadiana, a ODIANA , de modo a assinalar os 30 anos de adesão de Portugal e Espanha à União Europeia.

A eurodeputada Cláudia Monteiro Aguiar aceitou o desafio lançado pela organização e estará, assim, em Ayamonte onde vai abordar a temática «Empreendedorismo Feminino à Escala Europeia», estando disponível para falar, igualmente, do seu próprio percurso.

O programa está organizado para que as mulheres tenham um dia de troca de contactos, estímulo à cooperação e início de novas relações no âmbito do empreendedorismo.

Na parte da manhã haverá espaço para as comunicações com histórias de vida e de projetos que estimularão a plateia. Serão oradoras que em cinco minutos terão espaço para contarem a sua história de uma forma dinâmica. As partilhas virão do lado português e do lado espanhol. Será o caso das pintoras do grupo El Rellaño, da concejala Laura Sanchéz, dos assuntos sociais de Ayamonte. Teremos ainda Bella Carballo, presidente da Associação de Mulheres Empresárias de Huelva, Rocío Concepción, Presidenta del Gabinete de Prensa y Presidenta de una hermandad, Lola Lorenzo uma artesã e Imaculada da Concepcion que vingou na área da animação infantil, entre outras. Do lado português estão em destaque nomes como: Dália Paulo, comissária do programa «365 Algarve», Dora Barradas, Conselheira para a igualdade do município de São Brás, Rosa Dias «Jovem Empresária Rural e Inovação 2016 do Crédito Agrícola», Vilma André , Designer de Produto; Alexandra Jacinto, empresário de Turismo, Sara Gomes Brito, que contará da sua boa experiência e defenderá a posição da mulher e as gerentes da famosíssima pastelaria típica «A Prova».    

A manhã está ainda reservada a momentos de networking em que todas as mulheres no evento vão participar, dando-se a conhecer, tocando contactos e motivações.

O almoço será especial já que é confeccionado por um grupo de oito formandas sob a orientação da formadora Ângela Oeiras da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António. Haverá showcooking e degustação de um menú feito com matéria-prima totalmente oferecida por produtores locais.

A parte da tarde está reservada a dinâmicas diversas em que a dança, a pintura e a poesia farão parte e serão momento de desconstrução construção. Aqui o apoio de El Rellaño e dos Poetas do Guadiana mostra-se também fundamental.

De referir que ao longo de todo o dia terá lugar uma feira de mostra de produtos feitos por mulheres de Portugal e Espanha.

Este evento tem também uma causa social associada. Reverterá para a Delegação da Cruz Vermelha da Fuseta (as participantes devem levar donativo em géneros ou monetário como valor de troca para a participação no evento). O donativo monetário vai servir para a compra de uma máquina de lavar roupa. Caso opte por donativo em géneros saiba que pode fazê-lo com produtos de higiene pessoal, calçado desportivo nº 42 e 43. Bem como detergentes para a roupa. Destina-se a uma família de refugiado acolhidos pela CVP da Fuzeta.

O evento, que vai ter lugar no Centro de Cultura Casa Grande, no centro de Ayamonte, começa às 10h e termina às 17h (hora portuguesa).

A câmara municipal de São Brás de Alportel cedeu à organização um autocarro para transportar mulheres até Espanha. O autocarro irá passar também por Faro às 08h30.

Para as mulheres interessadas deixamos o link de inscrição, gratuita, mas obrigatória devido a questões de logística.

Outros contactos possíveis: awbn.info@gmail.com ou através do tlm: 00351 962 513 852. Bem como toda a informação está disponível na página oficial de facebook AWBN.

Para além dos patrocinadores, este evento teve o apoio à produção por parte da Eurocidade do Guadiana (Castro Marim, VRSA e Ayamonte), do município de São Brás de Alportel e da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA.