O Euro Info Centre Algarve, gabinete de informação europeia para as empresas, sediado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em Faro, tem vindo a promover o debate sobre os efeitos económicos da entrada, em Maio de 2004, de dez novos países na União Europeia e as consequentes oportunidades de negócios geradas por esse facto.

No seguimento das iniciativas já realizadas, nas quais se incluem seminários, jantares-debate, um encontro de negócios do sector turístico e uma missão empresarial à Bulgária, decidiu aquele organismo, pertencente à rede europeia de Euro Info Centres (EIC), aprofundar o seu trabalho, de forma prática, através da criação dum grupo constituído por empresários com experiência internacional, com um triplo objectivo:

  • Discutir o impacto económico da adesão dos novos países;
  • Definir estratégias regionais para aproveitar oportunidades de negócio;
  • Elaborar instrumentos práticos de apoio à internacionalização.

A selecção dos empresários está actualmente a ser feita, em estreita colaboração com as principais associações empresariais da região. A estratégia de selecção foi delineada no passado dia 29 de Setembro, em reunião ocorrida na CCDR, onde estiveram presentes alguns dirigentes associativos.

Paralelamente a esta primeira reunião foi iniciada a divulgação do Boletim de Oportunidades de Negócios, nos novos países da União Europeia, o qual terá uma periodicidade bimensal e está também disponível, em suporte informático, no site do Euro Info Centre Algarve – www.ccr-alg.pt/eic

O projecto de clube de empresários está integrado na Campanha Europeia de informação sobre o Alargamento da UE, que, em Portugal, se designou «Crescer com o Alargamento». Mais informações sobre a campanha portuguesa podem ser obtidas, na Internet, no site www.eicportugal.iweb.pt
2003-10-01