A CCDR Algarve recebeu nas suas instalações, no dia 1 de dezembro de 2014, a reunião ordinária da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro (CDPC) seguindo-se a sessão pública de Apresentação do “Balanço do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2014 na Região do Algarve”, promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do seu Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

As intervenções estiveram a cargos dos serviços constituintes do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios; Eng.º João Martins do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em torno da Prevenção Estrutural e Sensibilização; do Tenente Coronel João Antunes da Guarda Nacional Republicana (GNR) com a Prevenção Operacional, Vigilância, Deteção e Fiscalização e do Comandante das Operacional de Agrupamento Distrital Dr. Vítor Vaz Pinto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) com o Balanço do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF) instalado na Região do Algarve.

Na sessão esteve presente o Presidente da CCDR Algarve e Gestor do PO Algarve 21, Eng.º David Santos, o Presidente do Município de Tavira e da AMAL, Dr. Jorge Botelho, o Presidente do Município de Faro, Dr. Rogério Bacalhau; o Presidente do Município de Monchique, Dr. Rui André, o Presidente da Federação dos Bombeiros do Algarve, Dr. Paulo Morgado, entre outros representantes de entidades regionais do Algarve.

No final da sessão a comitiva dirigiu-se ao Largo da Pontinha, em Faro, para visitar a exposição estática de veículos e materiais adquiridos no âmbito do Programa Operacional Algarve21, pelos 16 Municípios do Algarve, cujo promotor foi a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL. Este equipamento, específico de proteção civil, financiado pelo PO Algarve 21, foi distribuído por todos os municípios do Algarve, designadamente: 17 Veículos de Comando de Operações Táticos; 9 Veículos Florestais de Combate a Incêndios; 3 Veículos Urbanos Combate a Incêndios; Equipamento de Proteção Individual (EPI) a Incêndios Florestais; EPI Incêndios Urbanos; Equipamentos para a Base de Apoio Logístico da Região; e um Compressor de ar a colocar na Unidade Local de Formação de Vila Real de St.º António.

Esta operação, aprovada no âmbito do PO Algarve 21 – Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos, visou dotar a região do Algarve dos meios necessários para melhorar a operacionalização e tornar mais rápidas e eficazes as tomadas de decisão nos períodos mais críticos.

O custo total do investimento foi de 3.474.842,00€, com um financiamento FEDER de 85% no valor de 2.953.615,00€.

2014-12-03