Notícias

Entrega de Mapas de Resíduos Industriais Aumentaram 250%

Este estudo conduz a uma alteração muito significativa no sector dos resíduos industriais na região, designadamente a um aumento de cerca de 250% na entrega na CCDR Algarve dos mapas de registo de resíduos industriais, cuja entrega anual é obrigatória de acordo com a lei em vigor.

Actualmente, 40-50% das indústrias do Algarve já apresentam os referidos mapas de resíduos, quando em 2002 este valor rondava apenas os 13%. Esta acção contribui também para actualizar os contactos das unidades industriais activas.

Além disso, atenua a falta de conhecimento dos industriais em relação à legislação ambiental aplicável aos respectivos estabelecimentos, designadamente sobre resíduos, e pretende dar uma primeira contribuição para as boas práticas naquelas instalações, em termos de gestão, nomeadamente na redução, acondicionamento e encaminhamento dos mesmos.

Apesar do significativo aumento do número de mapas entregues pelas indústrias no Algarve, estima-se que cerca de metade destas não tenham ainda aderido a este procedimento, a qual se pretende atenuar com uma segunda fase do estudo que atingirá o período entre os anos 1998 e 2004.

Outro dos objectivos pretendido é dinamizar junto de cada um dos sectores de actividade industrial as melhores soluções de valorização para os resíduos, designadamente o encaminhamento dos mesmos para destinos adequados e à adopção de boas práticas.

Para esclarecimentos adicionais sugere-se o contacto com a Direcção de Serviços de Gestão Ambiental da CCDR Algarve, através do telefone 289 889 000.

23 de Junho de 2005
Gabinete de Comunicação
gab.comunicacao@ccdr-alg.pt

Última modificação: 
Sexta, 25 Outubro 2013