A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) felicita o enfermeiro António Costa pela distinção atribuída pela European Stroke Association (ESO), no contexto da Angels Iniciative, que visa melhorar continuamente a prestação de cuidados de saúde às vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Membro da Unidade de AVC do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), o enfermeiro António Costa foi “distinguido internacionalmente pela sua dedicação e profissionalismo no seio da equipa multidisciplinar”, segundo a Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros. Pós-graduado em Enfermagem de Reabilitação, António Costa integra aquela unidade desde 2009 e foi um dos dinamizadores da sua participação na Angels Iniciative, nos últimos quatro anos, contribuindo para que fossem “implementadas várias medidas com especial incidência na abordagem pré e intra-hospitalar dos doentes, tendo em vista uma correta e eficaz referenciação dos doentes envolvidos”.

Este envolvimento no projeto permitiu ainda identificar os pontos-chave a melhorar e reorganizar as equipas, alinhando todos os intervenientes no processo, desde a equipa da UAVC, Enfermeiros do Serviço de Urgência, Corporações de Bombeiros e Centros de Saúde. Com essas melhorias contínuas, a equipa da UAVC do CHUA alcançou, assim, o prémio “ESO Angels”, distinção máxima reservada à excelência de cuidados prestados aos doentes com AVC.

A CCDR Algarve congratula todos os intervenientes neste projeto, sublinhando o empenhamento continuado no desenvolvimento do mesmo e o espírito de serviço público, demonstrando que o Algarve faz bem!

2020-12-23